Avaliação com Aferição e Redimensionamento de Pivôs
Sku: 000000000001
Categoria: Avaliação e Redimensionamento de Sistemas de IrrigaçãoProjetos & Serviços
Marca: Suporte Irrigação
Quantidade Disponivel: 100 un
Avaliação de Pivô Central
Serviço de Avaliação e Aferição de Sistema de Irrigação via Pivô Central
Prestador: Suporte Irrigação;
Aplicação: Sistemas de Irrigação de Pivô Central;
Após Avaliação é gerado Laudo Técnico, Ficha Técnica e Mapa de Aspersão;
Tipos de Avaliações disponíveis:
1°) Avaliação e Aferição de Pivô Central com remapeamento de bocais;
2°) Avaliação e Aferição de Pivô Central e Bombeamento ( Básico);
Objetivo: Avaliar o Equipamento de Pivô Central e verificar a real lâmina que está sendo aplicada e as pressões de trabalho no Sistema.
Informações do Serviço: O Redimensionamento trata-se da avaliação dos parâmetros hidráulicos, elétricos e mecânicos do Sistema de Irrigação que encontram-se operando já algum tempo, no qual busca-se otimizar esses preceitos citados para obter uma melhoria na Eficiência e Uniformidade da Lâmina Aplicada com consequência redução de custos. É comum encontrarmos Pivôs Centrais em operação e/ou Conjuntos de Aspersores apresentando avarias e desgastes em suas estruturas, devido a ações de intempéries, tempo de operação e/ou ausência de manutenção, Bocais fora de ordem de acordo com o mapa de aspersão, uma vez que, são específicos e dimensionados para atender as variáveis de cada Projeto.
Segundo Coelho et al., 2005, uma simples melhora de 1 % na eficiência do uso da água de irrigação em regiões de clima semiárido ou árido, significaria uma economia de 200 mil litros de água/ agricultor/ hectare ano. Pois, com a irrigação utilizada de forma racional esta pode promover uma economia de aproximadamente 20% de água e 30% de energia consumida (sendo 20% devido a não aplicação excessiva de água, enquanto os outros 10%, devido ao redimensionamento e otimização dos equipamentos utilizados). O Equipamento de Irrigação que estiver apresentando desconformidade ao longo de sua estrutura, ou seja, do bombeamento até o último aspersor do balanço, estará promovendo uma baixa eficiência de aplicação e consequentemente, não disponibilizará a Lâmina Líquida desejada e com isso, o Manejo da Irrigação não atenderá a necessidade Hídrica da Cultura.
Um exemplo, é a possibilidade de conversão do Excedente de Pressão em Lâmina de Irrigação, erros ocasionados muito das vezes, pelo incoerente dimensionamento ou alteração de projeto, mudanças de local de instalação e uso de informações erradas de desníveis. Realizando o Redimensionamento, possibilitará o melhor aproveitamento do Equipamento Pivô Central e otimizará todo o potencial dos componentes. Neste contexto, buscamos o equilíbrio entre Eficiência de Aplicação e Uniformidade da Lâmina ao longo do Sistema, através da correção e atualização de Projeto, correção das informações do Bombeamento, atualização do Conjunto de Emissores com a substituição total destes por modelos mais eficiente ou então, a realização de apenas um remapeamento de bocais dos conjuntos existentes.