Redimensionamento de Sistemas de Irrigação e Substituição de Aspersores
É comum encontrar Equipamentos de Irrigação, como Pivôs Centrais, em operação, apresentando avarias e desgastes em seus componentes, devido às intempéries, tempo de operação, ausência de manutenção e com bocais fora de ordem, em desacordo ao seu Mapa de Aspersão original.
Com a realização do Serviço de Redimensionamento, avaliamos os parâmetros hidráulicos, elétricos e mecânicos do Sistema de Irrigação, no qual, buscamos otimizar estes preceitos citados, para obter uma melhoria da eficiência e uniformidade da lâmina aplicada. Como consequência, teremos a redução de custos operacionais, quando feita a readequação do mesmo, conforme o sugerido pela Avalição Técnica.
Uma outra opção para obter uma melhoria da eficiência e uniformidade da lâmina aplicada é realizar a substituição dos conjuntos existentes por modelos mais eficientes e atualizados, disponíveis no mercado.
Avaliação de Uniformidade de Lâmina – CUC | CUD
A Avaliação da Uniformidade tem por finalidade diagnosticar o volume de água que está sendo aplicado, pois é um importante parâmetro a ser determinado para se obter, a melhor eficiência de aplicação.
Com a Avaliação é possível identificar os componentes que necessitam ser reparados e/ou substituídos, corrigindo essa ausência de homogeneidade de aplicação ao longo do raio do Pivô ou do Sistema que está sendo avaliado, e se necessário, e com as informações obtidas pelos “Coeficientes de Uniformidade do Equipamento CUC e CUD” propor correções pontuais necessárias.
Projetos de Aspersão Convencional
Dada a sua versatilidade, o método de Aspersão Convencional é muito utilizado como uma opção de Sistema de Irrigação. Podendo ser utilizado para diversos fins agrícolas, contemplando desde pequenas a grandes áreas e irrigando culturas como pastagens, grãos, pomares, frutíferas entre outros.
Os Sistemas por Aspersão Convencional são projetados contemplando a necessidade de cada Produtor e respeitando as características topográficas, a demanda hídrica e a disponibilidade energética do local. Esses Sistemas podem ser totalmente automatizados ou de operação manual, conforme a exigência do Empreendedor.
Projetos de Irrigação de Jardins e Viveiros
Com o crescimento dos setores de Paisagismos e Viveiros, podemos perceber que em alguns empreendimentos, a irrigação tem sido um item esquecido durante o planejamento da obra.
E as consequências podem ser desde a horas perdidas, tentando suprir a demanda hídrica com uso de mangueiras, sem esquecer dos transtornos, até a uma completa falta de cobertura de lâmina adequada do ambiente.
Os Projetos para áreas de Paisagismo, Gramados e Viveiros são elaborados conforme a necessidade de cada local e desejo do cliente. Nestes são utilizados aspersores específicos e dimensionados para que o Sistema seja seguro e econômico, podendo ser totalmente automatizado ou de operação manual.
Automação e Modernização de Sistemas de Irrigação
Em Sistemas de Irrigação dos Tipos Convencional, Gotejamento, Microaspersão e/ou Escamoteável, já instalados e com operação manual, existe uma possibilidade de automatizar estes sistemas através da instalação de Controladores, Solenóides e Válvulas, permitindo esta praticidade e beneficiando o Produtor.
Realizando uma avaliação in loco das informações do Sistema de Irrigação instalado e verificando as disponibilidades para então verificar quais os melhores componentes de automação permitirá atender a demanda.